Semana Nacional Universitária: Debate de um projeto para o Brasil

Data de publicação: 26 de maio de 2018. Categoria: Geral, Notícias

Semana Nacional Universitária 2018

A “Semana Nacional Universitária: Debate de um projeto para o Brasil” aconteceu de 22 a 25 de maio de 2018 no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.
O evento tem como propósito mobilizar a comunidade acadêmica e sociedade e promover o diálogo sobre o atual cenário brasileiro, os desafios sociais, políticos e econômicos e o papel das universidades no desenvolvimento do país.

As atividades trouxeram a Fortaleza grandes nomes do cenário científico brasileiro, intelectuais e atores sociais para dialogar com integrantes da Universidade Federal do Ceará e o público em nove grandes painéis temáticos.

Realização: Andifes, UFC. Apoio: Adufc, FCPC, Instituto Dragão do Mar. Parceria: IFCE, UFCA, Une, Unilab.

Disponibilizaremos, os áudios de algumas palestras que marcaram a Semana Nacional Universitária.

• Dia 22 de maio: “Universidades públicas e o projeto nacional de desenvolvimento”

Prof. Jesualdo Farias: Ex-reitor da UFC, Ex-presidente da ANDIFES, Ex-secretário da SESU/MEC e Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPQ;
Prof. Henry de Holanda Campos: Reitor da UFC;
Prof. Ricardo Ness: Reitor da UFCA,

• 23 de maio de 2018: “Estado Brasileiro, regime político e reconquista da democracia”

João de Lira Neto: Jornalista e Escritor;
Prof. Jawdad Abu-El-Haj: Professor do DSC/UFC;
Prof. Newton Menezes Albuquerque: Professor da FADIR/UFC

•  23 de maio: ” Educação e política de ciência, tecnologia e inovação”

Prof. Abílio Afonso Baeta Neves: Presidente da CAPES;
Prof. Tarcísio Pequeno: Presidente da FUNCAP;
Prof. Antônio Gomes: Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFC

• Dia 23 de maio: “Garantia dos direitos sociais e redução das desigualdades sociais”

Tiago Falcão Silva: Secretário Nacional de Renda de Cidadania / Ministério do Desenvolvimento Social;
Profa. Ana Paula Araújo de Holanda: Diretora Geral da Agência de Cidadania Responsável e professora da UNIFOR;
João Joaquim de Melo Neto: Coordenador da Rede Nacional de Bancos Comunitários/Instituto Banco.

• Dia 24 de maio: “Organização das cidades (segurança pública e superação da violência)”

Profa. Joana Domingues Vargas: Professora do NEPP-DH/UFRJ;
Prof. Luiz Fábio da Silva Paiva: Professor do LEV/UFC;
Prof. Geovani Jacó de Freitas: Professor do COVIO/UECE.

• Dia 24 de maio: Organização das cidades (Juventude e cultura)”

Juca Ferreira: Secretário de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte/MG e Ex-ministro da Cultura do Brasil;
Prof. Custódio Almeida: Vice-reitor da UFC;
Prof. Paulo Linhares: Professor da UFC e Diretor do Instituto Dragão do Mar;
Julio Brizzi Neto: Coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza

• Dia 25 de maio: “Organização das cidades “Mobilidade urbana e moradia)”

Prof. José Borzacchiello da Silva: Professor do Departamento de Geografia/UFC;
Prof. Irapuan Peixoto Lima Filho: Professor do LEPEC/DSC/UFC;