Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Observatório de Políticas Públicas

Área do conteúdo

Diálogo Canadá-Brasil

Data de publicação: 13 de junho de 2018. Categoria: Eventos, Geral

Observatório de Políticas Públicas-OPP/UFC 

Diálogo Canadá-Brasil

“Metamorfoses no Mundo de Trabalho, Políticas Sociais, Renda Mínima Garantida e Sustentabilidade na Era de Austeridade Neoliberal” 

Diálogo Canadá Brasil

Diálogo Canadá Brasil

O Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFC) promove o evento Diálogo Canadá-Brasil como atividade que inaugura a formalização do Acordo de Cooperação Interuniversitária entre as Universidades Federal do Ceará e de Montreal, da província do Quebec, no Canadá. Na realidade, este Acordo é o coroamento de uma integração iniciada em 2010 entre o OPP e o GIREPS – Grupo Interdisciplinar e Interuniversitário de Pesquisa sobre Emprego, Pobreza e Proteção Social, com a realização de intercâmbio de professores, colóquios e publicações conjuntas. Pretende-se, portanto, estreitar esta parceria internacional por meio do desenvolvimento de pesquisas conjuntas, organização de colóquios e intercâmbio de docentes e discentes. Os temas de interesse de estudos compreendem desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, proteção social e pobreza a partir de análises globais sobre o Capitalismo e as atuações dos Estados e suas repercussões nacionais e regionais, e consequências sobre as políticas públicas. Dessa forma, a temática deste encontro versa sobre as incertezas acerca do mundo do trabalho frente ao extraordinário avanço do neoliberalismo e da chamada IV Revolução Industrial, que internacionalizam e robotizam a produção, geram desemprego tecnológico, desregulamentam e flexibilizam os mercados, exacerbam a financeirização da economia, precarizam o trabalho, comprometem os sistemas nacionais de proteção social e ameaçam a natureza. Nesse sentido, esta problemática será analisada na perspectiva de identificar as principais tendências e iniciativas de políticas públicas colocadas em prática nos países desenvolvidos, em particular no Canadá, comparativamente à realidade dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Ressalte-se que este evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Muito Obrigado!

Acessar Ir para o topo