Manifesto de professores da UFC por uma educação democrática e em repúdio à censura à livre manifestação do pensamento
Data de publicação: 27 de outubro de 2018. Categoria: GeralO Coletivo Graúna de Professores da UFC Por uma Educação Democrática e os demais Professores abaixo assinados vêm a público manifestar seu repúdio às recentes investidas da Justiça Eleitoral contra a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e a livre manifestação do pensamento, consumadas por meio de determinações, muitas delas verbais e sem ordem judicial formal, para a retirada de faixas nos prédios públicos e recolhimento de material impresso em mais de 20 (vinte) instituições, entre sindicatos, institutos e universidades federais, contendo mensagens de defesa da democracia e de rejeição à escalada da violência e do fascismo na sociedade brasileira.
Até onde se sabe, nenhum dos materiais e faixas apreendidos continha publicidade eleitoral a favor de determinado candidato à Presidência da República, não sendo, portanto, situações a legitimar a configuração do art. 24 da Lei 9.504/1997, que estabelece a proibição de publicidade eleitoral em órgãos e pessoas integrantes da administração pública.
O conteúdo dos materiais, bem como das manifestações de estudantes e professores que têm ocorrido na mais salutar e republicana naturalidade do ambiente plural universitário, são todos no sentido de defesa dos princípios e valores fundamentais da Constituição Federal. Mais do que isso: são iniciativas de defesa de conquistas civilizatórias que deveriam ser partilhadas, aliás, por toda a sociedade brasileira.
A livre manifestação do pensamento é uma conquista liberal e fundamental, não podendo ser tolhida por instituições quando a sua expressão eventualmente contrariar as opções ideológicas ou político-partidárias de seus dirigentes e membros. Isso configura censura, que não será tolerada pela comunidade acadêmica e universitária.
Muito causa espanto que bandeiras como a defesa da democracia ou o repúdio e o combate à violência e à intolerância, ao fascismo, ao racismo e à misoginia, todas com respaldo constitucional e supraconstitucional, sem alusão a candidatos determinados, sejam consideradas por órgãos da Justiça como propaganda eleitoral. A censura protagonizada por tais órgãos talvez esconda uma inconveniente verdade: que tais órgãos associem tais bandeiras (ou a sua negativa) a candidatos determinados, de modo a antever prejuízos nos resultados eleitorais.
A liberdade de cátedra e a livre manifestação do pensamento nos ambientes universitários e escolares só foi objeto de controle e criminalização nos períodos obscuros da história política, como no macartismo e nas ditaduras civis-militares na América latina. Tais épocas legaram a lição de que o controle dos ambientes escolares e universitários, porque ambientes plurais e abertos ao pensamento crítico, capazes de emancipar gerações de seres humanos, é tática vital para a instalação de uma nova ordem, em que o autoritarismo e a violência subverteram a racionalidade democrática.
Nós aprendemos com a história, contudo, e por isso não vamos nos calar.
Abu-El-Haj Jawdat – Ciências Sociais/CH
Adelaide Maria Gonçalves Pereira – História/CH
Adeliani Almeida Campos – Aposentada – Odontologia Restauradora/FFOE
Adriana Leite Limaverde Gomes – Teoria e Prática de Ensino/FACED
Agamenon Almeida Tavares – Aposentado/Teoria Econômica/FEAC
Alba Maria Pinho de Carvalho – Departamento de Ciências Sociais
Alberto Fernandes de Farias Neto – Direito/UNIFOR
Ana Amélia de Moura Cavalcante de Melo – História/CH
Ângela de Alencar Araripe Pinheiro – Aposentada/Psicologia/CH e Mov. Cada Vida Importa
Ângelo Roncalli Alencar Brayner – Ciência da Computação/CC
Antônio George Lopes Paulino – Ciências Sociais/CH
Atilio Bergamini Junior – Literatura/CH
Beatriz Rêgo Xavier – Direito Privado/FADIR
Bernadete de Souza Porto – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Bruno Anderson Matias da Rocha – Bioquímica e Biologia Molecular/CC
Carlos César Souza Cintra – Direito Público/FADIR
Carlos Diego Rodrigues – Estatística e Matemática Aplicada/CC
Celecina de Maria Veras Sales – Departamento de Estudo Interdisciplinar
Cicero Anastácio Araújo de Miranda – Letras Estrangeiras/CH
Clarice Zientarski – Fundamentos da Educação/FACED
Claudiana Maria Nogueira de Melo – Estudos Especializados/FACED
Claudicelio Rodrigues – Literatura/CH
Cynara Monteiro Mariano – Direito Público/FADIR
Daniela Duarte Dumaresq – Cinema e Audiovisual/ICA
David Barbosa de Oliveira – Administração/FEAC
Dolores Aronovich Aguero (Lola Aronovich) – Est. Líng. Ingl., suas Lit. e Trad./CH
Dora Utermohl de Queiroz – Música/ICA
Edlane Freitas Chaves – Professora da Prefeitura de Maracanaú
Ercília Maria Braga de Olinda – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Eurípedes Antônio Funes – Aposentado – História/CH
Everton Nery Carneiro – UNEB
Fabio Maia Sobral – Economia Ecológica/CCA
Felipe Braga Albuquerque – Direito Público/FADIR
Fernanda Suely Müller – Letras Estrangeiras/CH
Fernando José Pires de Sousa – Teoria Econômica/FEAAC
Flávio José Moreira Gonçalves – Direito Processual/FADIR
Francisca Geny Lustosa – Estudos Especializados/FACED
Francisco Tarcízio C. Benevides Jr. – Cultura Britânica/CH
Franck Ribard – História/CH
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo – Prodema/UFC
Gisele Simone Lopes – Química Analítica e Físico-Química/CC
Glícia Maria Pontes Bezerra – Comunicação Social – Publicidade e Propaganda/CH
Gustavo Machado Cabral – Direito Público/FADIR
Gustavo Raposo Pereira Feitosa – Direito Processual/FADIR
Helena Martins do Rêgo Barreto – Comunicação Social – Jornalismo/ICA
Heliomar Cavati Sobrinho – Departamento de Ciências da Informação/CH
Hermínio Borges Neto – Estudos Especializados/FACED
Idevaldo da Silva Bodião – Aposentado/Teoria e Prática do Ensino/FACED
Inês Sílvia Vitorino Sampaio – Comunicação Social – Publicidade e Propaganda/CH
Irenísia Torres de Oliveira – Literatura/CH
Jailson Pereira da Silva – História/CH
Janaína Soares Noleto Castelo Branco – Direito Processual/FADIR
Jarbas de Sá Roriz Filho – Medicina Clínica/FAMED
Jeovah Meireles – Geografia/CC
Joannes Paulus Silva Forte – Curso de Ciências Sociais/UEVA
João Alfredo Telles Melo – Direito/UNI7
João Paulo Pereira Barros – Psicologia/CH
Joyceanne Bezerra de Menezes – Direito Privado/FADIR
Josefa Jackline Rabêlo – Teoria e Prática do Ensino/FACED
José Carlos de Araújo – Engenharia Agrícola/CCA
José Ernandi Mendes – UECE
José Gerardo Vasconcelos – Fundamentos da Educação/FACED
José Mendes Fonteles Filho– Estudos Especializados/FACED
José Rogério Santana – Fundamentos da Educação/FACED
Júlio César Rosa de Araújo – Letras Vernáculas/CH
Júlio Ramon Teles da Ponte – Teoria Econômica/FEAAC
Juvênia Bezerra Fontenele – Farmácia/FFOE
Lena Lúcia Espíndola de Figueiredo – Aposentada/Cultura Francesa/CH
Leonardo Antonio Silva Teixeira – DELILT/CH
Liana Brito de Castro Araújo – Serviço Social/UECE
Ligia Maria Melo de Casimiro – Direito Público/FADIR
Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr – Saúde Comunitária/FAMED
Luciana Martins Quixadá – Psicologia/UECE
Luciane Germano Goldberg – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Luís Távora Furtado Ribeiro – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Luiz Fábio S. Paiva – Ciências Sociais/CH
Marcia Correia Chagas – Direito Processual/FADIR
Marcial Porto Fernandez – Ciências da Computação/UECE
Marcus Weydson Pinheiro – Letras Libras e Estudos Surdos/CH
Margarida Maria Pimentel de Souza – Letras Libras e Estudos Surdos/CH
Maria do Céu de Lima – Fundamentos da Educação/FACED
Maria José Albuquerque da Silva – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Maria José Costa dos Santos – Teoria e Prática do Ensino/FACED
Maria Izaira Silvino Moraes – Aposentado/Teoria e Prática do Ensino/FACED
Mário Martins Viana Júnior – História/CH
Martinho Tota – Ciências Sociais/CH
Newton de Menezes Albuquerque – Direito Público/FADIR
Patrícia Helena Carvalho Holanda – Faced/UFC
Paulo Antônio Menezes de Albuquerque – Direito Processual/FADIR
Raquel Coelho Freitas – Direito Público/FADIR
Raquel Rigotto – Aposentada-Saúde Comunitária/FAMED
Renata Ferreira de Carvalho Leitão – Morfologia/FAMED
Robéria Vieira Barreto Gomes – Estudos Especializados/FACED
Rosimeire Costa de Andrade Cruz – Estudos Especializados/FACED
Sandra Maria Gadelha de Carvalho – UECE
Silvia Helena Vieira Cruz – Estudos Especializados/FACED
Sônia Pereira – Estudos Especializados/FACED
Suene Honorato de Jesus – Literatura/CH
Sylvia Beatriz Bezerra Furtado – Cinema e Audiovisual/ICA
Tânia Maria Batista de Lima – Estudos Especializados/FACED
Zuleide Fernandes Queiróz – Pedagogia/URCA
(Aqueles/as que desejarem assinar o manifesto podem solicitar inclusão pelo comentário, informando nome, departamento e universidade)
Fonte: Blog Coletivo Graúna Professores por uma Educação Democrática
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